Atprime (agente ancorador)

Este sistema foi desenvolvido para incrementar a adesão de revestimentos de plásticos reforçados nos mais diversos substratos, inclusive adesão em laminados totalmente curados.

Características
  • Excepcional característica de adesão sobre substratos como aço, concreto, termoplásticos, SMC, etc.
  • A excelente retenção de pegajosidade permite aplicação do revestimento sobre o primer por um período de até 24 horas
  • O sistema monomérico reativo não contém cloreto de metileno, promovendo superior adesão, elevado período de estocagem e sem agredir o meio ambiente
  • 1 galão da mistura de Atprime cobre aproximadamente 45 à 80 m² de área.

  • Formação de filme flexível.

  • Excelente adesão fibra/fibra.

Propriedades
Atprime 2A
Características Método de Análise Especificação
Viscosidade Brookfield à 25ºC (cp) PP 01 – 124 160 – 240
NCO livre (%) PP 01 – 170 30 -32

 

 

Atprime 2B
Características Método de Análise Especificação
Matéria Seca à 105ºC (%) PP 01 – 035 43 min.
Cor Visual PP 01 – 297 Levemente Amarelo
Viscosidade Brookfield à 25ºC (cp) PP 01 -124 200 – 300
Processo/Fabricação

As superfícies de plásticos reforçados deve ser ligeiramente lixadas e limpas com monômero de estireno. As áreas das estruturas de plásticos reforçados degradadas devem ser retiradas até chegar no laminado que não apresenta degradação, antes do procedimento de reparo.

As estruturas de aço devem ser jateadas até “metal branco” e primerizadas com Atprime imediatamente para se evitar corrosão.

Os agentes de jateamento não devem conter cobre evitando-se assim inibição da cura do Atprime.

Superfícies lisas de concreto também devem ser jateadas sendo que um período mínimo de 10 dias de cura do concreto deve ser observada.

Os dois componentes do Atprime devem ser homogeneizados antes da mistura. Misture 1 parte (por peso) do Atprime 2A com 4 partes (por peso) do Atprime 2B. Não é necessário a adição de catalisador. Deixe a mistura “descansar” por 30 minutos antes da aplicação.

O tempo de vida da mistura no recipiente é de aproximadamente 12 horas à 27ºC com 50% de umidade relativa do ar. Descarte a mistura com tempo superior acima, de acordo com as regulamentações aplicáveis de descarte de produtos químicos.

O sistema Atprime pode ser aditivado para propriedades de tixotropia como prevenção de não escorrimento em superfícies verticais, assim como melhoria de adesão em superfícies porosas.

Disperse 3% de sílica coloidal hidrofílica no componente Atprime 2B com auxilio de agente dispersante apropriado . Aplique a mistura do Atprime utilizando trincha ou rolo de pintura.

Por razões de saúde e segurança a mistura nunca deve ser atomizada (revólver spray).

Aguarde no mínimo 2 horas para cura a temperatura ambiente. A cura completa é evidênciada quando a superfície não é riscada à unha.

O sistema de cura é ativado pela umidade, portanto o tempo de cura é variável de acordo com a temperatura ambiente e teor de umidade. Se o tempo entre cura do primer e aplicação do revestimento for superior a 24 horas, uma reaplicação do primer é necessária para obtenção total de adesão interlaminar. Aplique resina poliéster ou éster vinílica sobre a superfície curada do primer, complementando o laminado de acordo com as práticas convencionais de laminação, respeitando as especificações dos materiais. Para garantir a máxima performance do Atprime, recomenda-se testes iniciais em escala de laboratório para determinação de parâmetros ideais de trabalho.

Em alguns casos, os substratos devem ser testados em pequena escala antes de prosseguir a operação em grandes áreas.

Para garantir a máxima performance do sistema de adesão do Atprime as seguintes precauções devem ser observadas:

  • Elaborar testes em pequena escala para determinação de parâmetros ideais de trabalho.

  • O tempo de vida da mistura (Atprime 2A +Atprime 2B) é de aproximadamente 12 horas a 27ºC e 50% de umidade relativa do ar.

  • Descarte a mistura não utilizada após este tempo, de acordo com a regulamentação aplicável de descarte de produtos químicos.

  • Proteja os componentes da exposição à umidade, não deixando aberto seus recipientes.

 

Armazenagem

O Atprime 2A e Atprime  2B devem ser protegidos das contaminações. Evitar que a embalagem fique sem tampa de vedação, podendo ser contaminada com água. Manter à temperatura de 25ºC ou menor. A não observância dessas condições podem resultar em alterações das características do produto, inclusive na diminuição da sua vida útil.

Embalagem

Estes produtos encontram-se disponíveis em baldes de 20 Kg.

Estabilidade

Sob as condições recomendadas de armazenamento, a estabilidade será de 4 meses, após a data de fabricação.